segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma Análise Nada Parcial do Oscar 2011

Por Raquel Cabral



Apesar de não levar muito em consideração premiações para julgar a qualidade de um filme, uma série e dos atores, gosto bastante das cerimônias e de eventualmente ver algo ou alguém que eu gosto e acho que merece, sendo premiado. Por isso, sempre fico empolgada com o Emmy, o Oscar e o Globo de Outro, mesmo com quando “Glee” ganha prêmio de melhor série de Comédia e “Community” e “Parks and Recreation” nem são indicadas.
Anyway, o Globo de Ouro já passou, e ontem foi a vez da Academia entregar as famosas estatuetas douradas para os melhores (na opinião de seus membros) do cinema em 2011. Vou analisar as categorias mais relevantes, ou as que eu acho que devo analisar e comentar sobre os indicados, ganhadores e quem eu gostaria que tivesse ganhado. Vamos lá:


Melhor Atriz Coadjuvante
Indicados: Amy Adams (O Vencedor); Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei); Hailee Steinfeld (Bravura Indômita); Jacki Weaver (Reino Animal).
Vencedor: Melissa Leo (O Vencedor)
Fala, Raquel:  Daqui só assisti “O Discurso do Rei” e como já gostava bastante da Helena Bohan Carter por ela ser casada com o Tim Burton e pelas atuações também, tava torcendo pra ela ganhar. Porém, tenho certeza que quando eu assistir “Bravura Indômita” vou achar que a Hailee Steinfeld devia ter ganhado porque eu adoro quando essa gente nova se destaca, e como eles não tem chances de ganhar contra os mais consagrados, eu ia acabar tomando partido dela porque eu curto uma minoria.

Melhor Atriz
Indicados: Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai); Nicole Kidman (Reencontrando a Felicidade); Jennifer Lawrence (Inverno da Alma); Michelle Williams (Namorados para Sempre).
Vencedor: Natalie Portman (Cisne Negro)
Fala, Raquel: Nessa categoria foi só felicidade, A Natalie tava perfeita em “Cisne Negro” e como ela é minha atriz favorita dede 2005 quando assisti “Closer” e “Garden State”, achei que já tava mais que na hora de ela ganhar o Oscar. Por mim, desde que ela tinha 12 anos e atuou com Jean Reno no sensacional filme “O Profissional” ela já merecia um Oscar, depois por “Garden State” (meu co-filme favorito ao lado de “(500) Days of Summer”) e depois por “Closer” quando ela até chegou a ser indicada a Melhor Atriz Coadjuvante, mas não ganhou o Oscar (Só o Globo de Ouro). Então, ver a Natalie linda, gravidíssima lá no palco agradecendo, pra mim foi a melhor parte da premiação.

IT’S PORTMAN MOTHERF***ER  

Melhor Ator Coadjuvante

Indicados: Christian Bale (O Vencedor); John Hawkes (Inverno da Alma); Jeremy Renner (The Town) Mark Ruffalo (Minhas Mães e Meu Pai); Geoffrey Rush (O Discurso do Rei).
Vencedor: Christian Bale (O Vencedor)
Fala, Raquel: Só assisti três desse filmes, Gostei muito do Mark Ruffalo em “Minha Mães e Meu Pai”, achei o Geoffrey Rush umas das melhores coisas de “O Discurso do Rei” e o irmão do Kenny Powers tava muito bem em “Inverno da Alma”. Mas como já era previsto o Christian Bale ficou anoréxico pro filme e ganhou. Fim.

Melhor Ator 
Indicados: Javier Bardem (Biutiful); Jeff Bridges (Bravura Indômita); Jesse Eisenberg (A Rede Social); Colin Firth (O Discurso do Rei); James Franco (127 Horas).
Vencedor: Colin Firth (O Discurso do Rei)
Fala, Raquel: Aqui era óbvio que o Colin Firth ia ganhar, o trabalho dele no filme foi brilhante e tudo mais. Porém, o que eu queria mesmo era dividir a estatueta no meio e dar uma metade pro James Franco e outra pro Jesse Eisenberg <3 As atuações deles repectivamente em “127 Horas” e a “A Rede Social” foram ótimas, e como nerd que eu sou, queria ver Daniel Desario, aka Carlos the Dwarf, de “Freeks and Geeks” e o fofo do Einserberg de “Zombieland” e “Adventureland” que adota gatos por culpa de fazer sucesso, ganhando um Oscar!



James e Jesse <3

Melhor Animação 
Indicados: Como Treinar Seu Dragão; O Ilusionista; Toy Story 3.
Vencedor: Toy Story 3 
Fala, Raquel:  Tudo lindo aqui. 

Melhor Roteiro Original
Indicados: Another Year; O Vencedor; A Origem; Minhas Mães e Meu Pai; O Discurso do Rei.
Vencedor: O Discurso do Rei
Fala, Raquel: Aqui eu não tolerei a vitória de “O Discurso do Rei”. O Filme é bom, e o roteiro também, mas convenhamos que quando você conta uma história real fica mais fácil escrever um roteiro. Aí, um cara, a.k.a. Chritopher F****ing Nolan, passa 10 ANOS criando um roteiro genial, mirabolante e inovador e perde o Oscar para o roteiro de uma história baseada em fatos reais. Não consigo entender.

Melhor Roteiro Adaptado
Indicados: 127 Horas; A Rede Social; Toy Story 3; Bravura Indômita; Inverno da Alma.
Vencedor: A Rede Social
Fala, Raquel: Aqui já foi tudo como deveria. Todos os indicados eram ótimos e ganhou o melhor. Aaron Sorkin chuta bundas e definitivamente a melhor coisa de “A Rede Social” é o roteiro. Tudo lindo.

Melhor Edição
Indicados: Cisne Negro; O Vencedor; O Discurso do Rei; 127 Horas; A Rede Social.
Vencedor: A Rede Social
Fala, Raquel:  Essa categoria já começou meio errada porque “A Origem” e “Scott Pilgrim Contra o Mundo” não foram indicados (Ok, querer que “Scott Pilgrim” fosse indicado era demais, mas poxa, a edição desse filme é fantástica). Então, quem ganhou foi “A Rede Social”? Tá bom pra mim!

Melhor Direção:
Indicados: Darren Aronofsky (Cisne Negro); David O. Russell (O Vencedor); Tom Hooper (O Discurso do Rei); David Fincher (A Rede Social) Joel Coen e Ethan Coen (Bravura Indômita).
Vencedor: Tom Hooper (O Discurso do Rei)
Fala, Raquel: Acho que todo mundo tava achando que o David Fincher ia ganhar, inclusive eu. Se deram o prêmio de melhor filme pro “O Discurso do Rei” é fato que o Tom Hooper mereceu, mas, pra mim, o grande erro dessa categoria foi não terem indicado o Christopher Nolan por “A Origem”, então, nem levei a categoria muito a sério.

Melhor Filme
Indicados: Cisne Negro; O Vencedor; A Origem; Minhas Mães e Meu Pai; O Discurso do Rei; A Rede Social; Toy Story 3; Bravura Indômita; Inverno da Alma; 127 Horas.
Vencedor: O Discurso do Rei
Fala, Raquel: O filme é bom, não tem como dizer o contrário,. Eu assisti 8 desses filmes indicados, menos “Bravura Indômita” (porque não estreou aqui em Niterói) e “O Vencedor”, porque não quis assistir mesmo. Mesmo sem ter assistido a esses dois, baseada nas boas críticas que tiveram e pelo o que eu assisti nos outros, posso dizer que TODOS os filme são muito bons, mas eles também são MUITO diferentes uns dos outros, o que, pra mim, torna difícil e até meio injusto apontar um só como o melhor. Mas, como eu suspeitava, “O Discuso do Rei” ganhou e faz sentido porque é o filme com mais “cara de Oscar”. Eu particularmente preferia que “A Rede Social” tivesse ganhado, ou até “A Origem”, mas os velhinhos da Academia não devem achar relevante um filme sobre o Facebook (ou saber o que é Facebook) e provavelmente dormiram em “A Origem” ou não entenderam nada, então era bem previsível que eles premiariam o filme do Rei gago.

Pra esse Rey eu ia torcer  

Fonte: http://fuckyeahdrhollywood.tumblr.com

Outros prêmios relevantes:

·         Gostei que pelo menos no campo técnico “A Origem” teve bastante reconhecimento (mesmo que não tenha sido todo que merecia). Saiu do Oscar com 4 estatuetas sendo elas de Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhores Efeitos Visuais. Todos muito merecidos.

·         Gostei também que “Alice no País das Maravilhas” ganhou dois Oscars. A história do filme não é nenhuma maravilha, mas o visual é fantástico. E foi exatamente por isso que levou os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Figurino. Gostei também que os responsáveis por esses departamentos que foram lá receber o Oscar agradeceram o Tim Burton que já fez tanta coisa genial, foi indicado 5 vezes, mas nunca ganhou anda.

Acho que a palavra que define melhor o Oscar desse ano é “OK”. Porém, a Natalie ganhou, e pra mim foi isso que importou. Então, pra encerrar, fiquem com uma grande performance dessa atriz que agora tem um Oscar no currículo: 

2 comentários:

  1. aaain, eu adorei esses beijinhos na foto do jesse! ele é um lindo! e nesse traje de gala...um arraso!

    super merecido o oscar de melhor efeitos visuais pra "Inception". Nossa, achei sensacional aquela cena em que a Ellen Page ta arquitetando o sonho e a rua ocupa o lugar do céu (achei que ia cair na minha cabeça), transformando o "cenario" em uma especie de cubo!

    "(...) mas os velhinhos da Academia não devem achar relevante um filme sobre o Facebook (ou saber o que é Facebook) e provavelmente dormiram em “A Origem” ou não entenderam nada, então era bem previsível que eles premiariam o filme do Rei gago." HUOEHOUHEOUEHEOUHEO MUITO BOM!

    ResponderExcluir
  2. ô-ôu, meu inconsciente falando mais alto... digitei beijinhos ao inves de coracoezinhos...=x

    ResponderExcluir